Publicado em Cinema, Filme, Resenha

Cinearte Brasil – Jonas, um filme de Lô Politi

 

Ver a imagem de origemA resenha de hoje é sobre um filme brasileiro que assisti online pela Netflix 🙂

Jonas, conta a história do personagem de mesmo nome e Branca, a garota da classe média, filha dos patrões de sua mãe Janice.

Jonas, um garoto de classe baixa, morando num dos bairros da periferia de SP, não estuda, vive de fazer entrega de entorpecentes para um traficante local e outros bicos aleatórios.

Branca a garota de classe média, descolada, usuária de entorpecente, tem um namorado de mesma classe social, também usuário e aparentemente, reaparece no bairro onde mora, voltando de viagem, interessada em manter relações com o chefe do tráfico local, Dandão.

Desde pequeno, Jonas sente uma atração por Branca, que  nunca o interpretou ou o desejou de outra forma que não a de conhecidos.

A história tem como pano de fundo o carnaval paulistano e a escola de samba Pérola Negra é o palco da maior parte dos acontecimentos.

Durante um baile de carnaval na quadra da escola, toda a comunidade reunida, Jonas toma coragem e chama Branca para dançar, sendo interpelado por seu padrasto, o que o deixa enfurecido. Munido de uma garrafa de bebida alcóolica, Jonas sai do baile e segue seu rumo, bebendo até próximo a casa de Branca.

Já bêbado, adormece, ali ao relento, no gramado em frente a casa da amada, acordando somente na noite seguinte.

Laura Neiva
Atriz Laura Neiva (Branca)

 

Jesuíta Barbosa
Ator Jesuíta Barbosa (Jonas) 

 

Ver a imagem de origem
Ator e Cantor Criolo (Dandão)

 

 

 

 

 

 

 

Branca aparece no portão, desconhecendo o paradeiro de Jonas, porém demonstrar estar à espera de alguém, deixando o portão aberto. Jonas, que observa de longe, entende ser um sinal para ele e segue portão adentro.

A surpresa e a desgraça não demorou a acontecer, quando Jonas ia revelar sua presença na casa, seu “patrão” Dandão entra pela porta da frente e atira-se aos braços da jovem. Jonas não suporta a cena e com um ruído acidental, denuncia sua presença.

Em luta corporal os dois homens se atarracam, quando Jonas pega a arma na cintura de Dandão e acidentalmente o atinge.

Neste momento instaura-se o caos. A partir daí Jonas segue uma sucessão de decisões duvidosas, aflitivas e perigosas. Sequestra a garota pela qual sempre foi apaixonado e a esconde dentro de um carro alegórico. Limpa a cena do crime e se livra do corpo do traficante.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Seguem-se seis dias de planos mirabolantes, conflitos internos, familiares, sociais e os diálogos entre Branca em Jonas, dentro do curioso carro alegórico, que alegoricamente é uma baleia ( alusão ao profeta bíblico que ficou no ventre de uma baleia por três dias e três noites ) são conflituosos, intensos  e reveladores. Lá eles direta ou indiretamente, acabam por revelar-se um ao outros em vários aspectos.

O filme culmina no sexto dia, dia do desfile das campeãs, do qual o carro-Baleia participará.

Não quer contar mais detalhes para não dar SPOILER do final.

Todavia posso dizer que é um final que surpreende por um certo lirismo, uma certa fatalidade e um encaixe de fatos que ficou muito … perfeitinho, pra mim rsrs. A proposta é muito boa, e faz refletir um pouco sobre a vida, sobre o certo e o errado, sobre a forma como nos expressamos e como não conseguimos nos expressar. Recomendo 🙂

Jonas é um rapaz que foi criado com Branca, por quem é apaixonado e ama desde criança, mas existe a barreira social entre eles. Com ciúmes, um dia Jonas comete um crime e, na fuga, sequestra Branca e…

Data de lançamento: 14 de jul de 2016 (Brasil)
Diretor: Lô Politi
Idioma: Língua portuguesa
Resumo: 2016 · 1hora 30min · Romance/Suspense

Até mais, 🙂

assinatura-lua-tinteiro-coracao

 

 

 

Anúncios

Autor:

Poetisa da vida, Leitora por vontade, Ferroviária por destino, Rabiscadora de Cadernos, Apaixonada por Livros, pelos amigos, pela vida e filosóficamente dramática :) - Jundiaí - SP - Brasil ! #APOIOAUTORESNACIONAIS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s