Publicado em Posts, Reflexão

Educação vem de berço!

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Recentemente, a empreendedora escritora Camila Deus Dará, republicou a foto ao lado, comentando sobre o fato de um pai, irritado pelo fato do filho “só querer saber de ler”, usando de sua ira, depredou algumas obras literárias dentre elas, os livros da referida escritora. 

O meu objetivo aqui é só levantar a questão da falta de cultura, educação e cidadania à que estamos chegando. Seja lá qual for o motivo justo ou injusto, não cabe a mim ser juíza, creio que destruir obras literárias não fará o filho entender alguma mensagem positiva que, talvez, no íntimo desse pai, exista. 

Tal fato trouxe a memória uma passagem interessante e triste. Um amigo querido, contando e relembrando as peripécias da infância relatou:

“Quando meu pai chegava em casa, perguntava à minha mãe onde estavam os meninos. Meu irmão, Francisco, sempre arteiro, desligado, estava na rua jogando uma pelada ou qualquer outro jogo de jovens. Já eu, chegava da escola e apegava-me aos livros. Estudava com afinco, afim de crescer com a mente saudável e adquiri conhecimento além do ensinado. Aos olhos do meu pai, Chiquinho, estava são e saudável. Eu, adoecendo da mente. O resultado eram surras de cinta, daquelas de couro, para mim, claro.”

É duro saber que esse garoto que teve os livros rasgados, tem em torno de 15 anos, o do relato acima, 43. 

Uma diferença de 28 anos e nada mudou! 

Esse fato é um entre muitos que nem chegamos a saber. Mil coisas me vêm a mente. A adultização, a banalização da infância, o desmerecimento, o desleixo na educação de berço, a relativização de conceitos fundamentais etc!

Eu sou  muito à favor da “desconstrução para reconstrução”, mas a questão aqui, como em muitas obras neste país é que, em muitos casos, estamos somente desconstruindo. Ponto.


 

Se tiverem alguma sugestão de tema 🙂 As sugestões serão bem recebidas ❤

Fico por aqui.

Atém mais,

assinatura

Anúncios

Autor:

Poetisa da vida, Leitora por vontade, Ferroviária por destino, Rabiscadora de Cadernos, Apaixonada por Livros, pelos amigos, pela vida e filosóficamente dramática :) - Jundiaí - SP - Brasil ! #APOIOAUTORESNACIONAIS

3 comentários em “Educação vem de berço!

  1. Ah, confesso que sinto cansaço em saber desse tipo de coisa porque a casa sempre fui incentivada a ler. Havia livros por todos os lados e ela competiam com os cartuchos de vídeo game. Sempre alertavam aos meus pais do perigo de um e o outro. Por sorte não davam atencao e eu fui uma criança feliz e um adulto apaixonado.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s