Publicado em Resenha

Opinando || Ainda Uma Vez, Adeus! -Ivana Versiani – Coletivo Editorial

 

Coletivo-Editorial-Capa13-Adeus

Apresentando o Livro

” Gonçalves Dias era baixinho, feio, mestiço e magrelo, ou seja: tinha tudo para não dar certo, principalmente na sociedade racista e conservadora de seu tempo. Mas era também sensível, culto , inteligente e namorador. Dessa mistura bem brasileira nasceu um de nossos maiores poetas ”. Leia o que ele fez e escreveu. Começando pelo princípio, é claro.

Um livro com enorme potencial de utilização na escola, que se destaca pela leve, bem-humorada e ao mesmo tempo profunda biografia desse que foi, juntamente com Castro Alves, um dos dois maiores poetas de nosso Romantismo. Utilizando o pano de fundo histórico, Ivana Versiani estuda os momentos mais dramáticos de nossa sociedade, sem perder de vista o público a que se destina, misturando política, literatura e romance na dose certa. Um livro que prende a atenção do leitor ao mesmo tempo em que, amigavelmente, o introduz na compreensão do Romantismo e no entendimento de poemas que, tratados de outra forma, poderiam parecer “difíceis”. Inclui, entre outros, obras-primas como Canção do Exílio I-Juca-Pirama.

Indispensável nas bibliotecas escolares para a formação política, social e literária dos jovens leitores.

Dados Técnicos

Biografia / ISBN-13: 9788587728319 / Ano: 2006 / Páginas: 72 / Idioma: português  / Editora: Dubolsinho


Nesta obra de cunho didático, Ivana Versiani, traz com maestria a biografia de um dos renomados poetas brasileiros, Gonçalves Dias.

Acredito que num primeiro momento, o leitor menos assíduo, possa olhar para esta obra com um certo receio, talvez eu consiga até visualizar um torcer de nariz (risos), todavia quero dizer que, assim como a obra anteriormente comentada aqui (O ASSINALADO – A TRÁGICA VIDA DE CRUZ E SOUSA), este  livro traz de forma didática e entusiástica, a biografia  de Gonçalves Dias, e esta é muito próxima da de muitos escritores modernos: a dificuldade da vida escolhida nesse meio. Apesar de parecer mais fácil publicar, os poetas não eram tão bem vistos como “bons-partidos”. De fato, a boemia, a vida desregrada no quesito relacionamentos afetivos e em geral, sua posição acerca da política ( em alguns casos) parece trazer à eles uma bagagem que os deixava com essa caricata tonalidade à parte.

Em minha humilde opinião, poetas SÃO, sim, pessoas à parte (risos!).

Adorei conhecer a vida de Gonçalves Dias, e ouso dizer que se houvesse literatura assim em meus tempos de discência, seria ainda mais apaixonada pela literatura nacional, pois a linguagem empregada por Versiani é envolvente e apaixonante!

Sobre o livro, só posso elogiar a editora por uma apresentação magnífica em papel couché, todo ilustrado (ilustrações de Sandra Bianchi), diagramação atraente, revisão impecável e a impressão do livro de modo geral, perfeita!

É um livro pequeno em quantidade de páginas (72) mas, riquíssimo em conteúdo e apesar de ser classificado como infanto-juvenil, indico para os adultos também!

Aqui estão dois excertos que chamaram minha atenção:

Coletivo-Editorial-Capa13-Adeus QUOTE 1Coletivo-Editorial-Capa13-Adeus QUOTE 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Foto -Antônio Gonçalves Dias

Antônio Gonçalves Dias

Poeta e teatrólogo brasileiro. Sua obra pode ser enquadrada no Romantismo. Procurou formar um sentimento nacionalista ao incorporar assuntos, povos e paisagens brasileiras na literatura nacional. Ao lado de José de Alencar, desenvolveu o Indianismo. Por sua importância na história da literatura brasileira, podemos dizer que Gonçalves Dias incorporou uma ideia de Brasil à literatura nacional.

Gêneros Poesia, dramaturgia | Nascimento: 10/08/1823 – 03/11/1864 | Local: Brasil – Maranhão – Caxias


 

 

 

 

 

Coletivo editorial logo
Clique para acessar o site da editora
Anúncios

Autor:

Poetisa da vida, Leitora por vontade, Ferroviária por destino, Rabiscadora de Cadernos, Apaixonada por Livros, pelos amigos, pela vida e filosóficamente dramática :) - Jundiaí - SP - Brasil ! #APOIOAUTORESNACIONAIS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s