Publicado em Filme, Poesia

Cinearte – Cinema Brasileiro: Nise, o coração da loucura [parte um/dois]

Hoje foi o dia em que resolvi assistir à um filme por indicação de um amigo. Uma atividade que faço pouco (assistir ao que quer que seja). Procurei na internet uma forma de assistir online, todavia, a sorte estava longe desse caminho.

Outro grande amigo e irmão que amo muito, Gláucio, que carinhosamente chamo de Galú, veio à minha mente como uma daquelas lâmpadas imaginárias, trazendo uma solução: Netflix!

Okay! Por que eu não pensei nisso antes? Não faço a mínima ideia! Talvez o fato de não ter o hábito televisivo, quem sabe.

Por fim, embrenhei-me no tal site afim de assistir ao filme, que aliás, não mencionei o título: V de Vingança. Que pena, não estava disponível. Uma aparente chateação tomava conta de mim, e foi então que uma outra lâmpada imaginária acendeu-se: vou assistir aquele filme nacional que tanto almejei ver em uma das salas de cinema da cidade, mas parece que “o que é nosso” não tem tanto mérito para receber semanas de exibição! Lamentável!

Voltando…

Encontrei o filme Nise – O coração da Loucura, um drama nacional  protagonizado pela talentosa Glória Pires no papel de Nise da Silveira, uma psiquiatra dos anos 50, muito à frente de seu tempo, que fazia oposição ao tratamento de esquizofrenia pelos métodos convencionais de eletrochoque e que via na arte, uma maneira mais humanizada de tratar doentes esquizofrênicos, ou como ela costumava chamar  “os clientes”. Justamente por essa visão humanizada, Nise é isolada do corpo clínico do hospital onde trabalha e então, assume o setor de terapia ocupacional, onde inicia uma nova forma de lidar com os pacientes (clientes), pelo amor e a arte.

nise capa do filme

Nise – O Coração da Loucura – 2015 ‧ Drama/Filme biográfico ‧ 1h 49m
Anúncios

Autor:

Poetisa da vida, Leitora por vontade, Ferroviária por destino, Rabiscadora de Cadernos, Apaixonada por Livros, pelos amigos, pela vida e filosóficamente dramática :) - Jundiaí - SP - Brasil ! #APOIOAUTORESNACIONAIS

Um comentário em “Cinearte – Cinema Brasileiro: Nise, o coração da loucura [parte um/dois]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s