Publicado em Poesia, Resenha

Opinando| O Assinalado – A trágica vida de Cruz e Sousa | Ivana Versiani | Coletivo Editorial – Selo Dubolsinho

Olá! Pessoas!

Lua e o Asssinalado

 

 

Tudo bem com vocês?! Espero que estejam preparados!

 

 

 

A indicação literária de hoje, é  de um livro lindo (lindo mesmo!) que veio em parceria com a Coletivo Editorial!

Vamos conferir? Venham comigo!


Sinopse:

Cruz e Sousa é o maior poeta simbolista do Brasil e um de nossos mais importantes poetas de todos os tempos. Negro, filho de escravos alforriados, teve a sorte de encontrar amigos que o apoiaram e incentivaram durante a vida inteira, até a morte precoce, aos 36 anos.

Neste livro, ao lado de comovente biografia, que narra a luta pelo reconhecimento e a guerra permanente contra o racismo, você encontrará uma cuidadosa seleção de seus melhores poemas.

Coletivo-Editorial-Capa40_CruzSousa

E conhecerá Gavita, a grande paixão do poeta, companheira até o fim, numa vida minada pela pobreza e pela incompreensão, mas elevada pela consciência do próprio valor. Como no livro sobre Gonçalves Dias (ver página 36), a autora faz uma profunda leitura da situação política, social e econômica da época em que viveu Cruz e Sousa, numa narrativa viva, esclarecedora e comprometida com o artista e seu tempo.

 

 

 

Ivana Versiani /  ISBN: 978-85-8109-038-2 / 96 páginas / Tamanho: 14 X 19 cm /  Coletivo Editorial – Edições Dubolsinho / Biografia, Memórias / Literatura Brasileira / Poemas, poesias.


 

Coletivo editorial logo

skoob

 

 

 

 

 

 

empurrand lapis

Este livro é uma obra-prima! Uma diagramação lindíssima, em papel couché brilhante, ilustrações por todas as páginas e que cumprem mesmo o seu papel de ilustrar!

É a primeira vez que faço uma indicação de livro com temática biográfica, este me surpreendeu por vários motivos: narração objetiva, ordenada, compreensível até para quem nunca estudou sobre o “Cisne Negro”, forma carinhosa como ficou conhecido Cruz e Sousa.

assinalado 1

Um poeta que lutou durante toda sua vida de escravo “livre” pelo reconhecimento de seus méritos e que enfrentou, mesmo livre, o preconceito racial, até mesmo por parte de seus semelhantes.

assinalado 2

O subtítulo faz jus à sua realidade existencial: trágica!

Alguns pontos foram muito importantes e marcaram muito minha leitura, os quais menciono a seguir:

  • Para quem não curte biografia, esta vai surpreender!Nada de texto massante ou furtivo. Esta obra é coesa e pertinente! Causou-me um prazer lê-la!
  • Fisicamente, como supra citado , o livro é lindo! Colorido, com papel diferenciado que valoriza as ilustrações e chama a atenção para as mesmas. Parabéns a editora pela qualidade da obra. A revisão merece comentários: perfeita!
  • Indico 100%!

Espero que tenham gostado 🙂

 

Abraço da Lua

Anúncios

Autor:

Poetisa da vida, Leitora por vontade, Ferroviária por destino, Rabiscadora de Cadernos, Apaixonada por Livros, pelos amigos, pela vida e filosóficamente dramática :) - Jundiaí - SP - Brasil ! #APOIOAUTORESNACIONAIS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s