Publicado em Cinema, Colaboradores, Repost, Textos

CINEARTE |2| CINEMA , LITERATURA E LOLITAS por Italo Lobo

https://i1.wp.com/lounge.obviousmag.org/monolito_azul/2014/05/05/Lolita%20capas.jpg

Devo dizer que o livro de Nabokov encontra-se em minha estante para ser lido. Não tive a curiosidade de assitir ao filme pelos motivos que os leitores “erroneamente” usam: “livros são sempre melhores que filmes” rsrs. Aprendi que não são artes comparáveis. Aceitei a sugestão do comentarista. Posso continuar preferindo livros, porque prefiro ler e não assistir. Mas isso não significa que sejam melhores ou piores. Apenas diferentes ! 

 

Lua Andrade


 

Literatura x Cinema

Por mais que as diferentes artes possam, às vezes, estar interligadas, compará-las é uma tarefa praticamente inútil. Literatura e Cinema que o digam. Historicamente, grande parte dos roteiros cinematográficos é baseada em livros. E não há problema algum nisso. O problema é outra coisa.

A tão conhecida frase de Stanley Kubrick “tudo que pode ser escrito pode ser filmado” deve ter sido um dos poucos erros do brilhante cineasta. Claro, o que ele fez filmando 2001 é um caso isolado, uma exceção em qualquer aspecto que lhe seja válido seja em termos de adaptação, já que foi um dos diversos livros dos quais se diziam infilmáveis, ou em termos de perfeição técnica cinematográfica, que até hoje não foi igualada na relação de proporção entre recursos tecnológicos/qualidade do resultado.

E alguém ainda duvida que a frase de Kubrick não deve ser levada muito a serio? Enumerando apenas alguns pontos: 1- Livros são feitos para atiçar a imaginação de quem lê. Os detalhes, por mais minúsculos que sejam, são essenciais. Filmes são o contato visual, onde a imagem, o som, já vêm prontos para nossos sentidos. 2- Nos livros, várias vezes são apresentados os pensamentos de cada personagem, ou a descrição de cada detalhe de cada metro cúbico do lugar em que a trama se encontra. Nos filmes, o cara que dirige não vai ficar pausando a cena toda hora nem para inserir o que a personagem sente ou pensa nem para indicar com uma seta a cor do tapete, a quantidade de lâmpadas do lustre ou a vestimenta do vilão. E tem gente que reclama que o filme muda o corte de lugar no corpo do mocinho. 3- Livros não têm padrões de páginas ou tempo para ler. Filmes não variam muito sua duração entre 80 e 150 minutos.

literaturaXcinema.png

Deveria estar claro para todos, mas parece não estar: não dá para comparar os dois: livros sempre serão mais detalhistas, e os filmes sempre serão mais mastigados e resumidos, e nunca 100% fiéis a nada. Aliás, tocando nesse ponto, e ainda mais por serem dois segmentos artísticos tão diferentes, um filme não fica melhor ou pior por não ter sido mais ou menos fiel a seu livro ou história em quadrinhos de origem. Se assim fosse, os filmes Cinegibi da Turma da Mônica seriam todos obras-primas…

Não existe “o livro é melhor que o filme”. O ideal é dizer “gostei mais de ler o livro do que de assistir ao filme”, ou “as qualidades do livro são melhores”, ou algo que o valha.

Leia a matéria completa em  © obvious:  http://lounge.obviousmag.org/monolito_azul/2014/05/cinema-literatura-e-lolitas.html#ixzz4gXcO1CXT


 

 

Anúncios

Autor:

Poetisa da vida, Leitora por vontade, Ferroviária por destino, Rabiscadora de Cadernos, Apaixonada por Livros, pelos amigos, pela vida e filosóficamente dramática :) - Jundiaí - SP - Brasil ! #APOIOAUTORESNACIONAIS

Um comentário em “CINEARTE |2| CINEMA , LITERATURA E LOLITAS por Italo Lobo

  1. Olá, Lua.

    Concordo!
    Livros são diferentes de filmes e pronto!
    Claro, existem adaptações bem-feitas e mal-feitas.
    Inclusive, há aquelas que mudam partes, o final, por exemplo, e acabam ficando mais impactantes que a obra escrita.
    Mas, no final, não são comparáveis mesmo.

    Com sua licença, compartilho minha obra “30 Microcontos”, grátis na Amazon até 12/05.

    https://lucaspalhao.wordpress.com/2017/05/08/30-microcontos-minha-obra-gratis-na-amazon-ate-120517/

    Um abraço,
    Lucas Palhão

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s