Publicado em Divulgação, Posts

#BEDO || MEMÓRIAS DA RESISTÊNCIA: NOVOS IMIGRANTES SÃO TEMA DE PEÇA TEATRAL NA CPTM

Memórias da resistência: novos imigrantes são tema de peça teatral na CPTM

Histórias dos imigrantes de diversas regiões que se instalaram na zona leste da cidade inspiraram a produção do espetáculo

matriz-intranet.jpg

“Resiliência” é um espetáculo promovido pelo Espaço Socioambiental da CPTM, que será apresentado no 5° andar do prédio administrativo Edifício Cidade IV, da rua Boa Vista, no dia 18 de outubro, em duas sessões – às 11h e às 15h. A encenação acontecerá também nos auditórios de Presidente Altino e do CCO (Brás) em data a ser definida.
A peça foi criada em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim São Francisco, zona leste de São Paulo, e o Espaço Socioambiental da CPTM, que contribuiu na realização do projeto “Quebrando tabus e aproximando nações no Sistema Único de Saúde (SUS)”. A trama se desenvolve a partir das memórias de imigrantes instalados na comunidade do Jardim São Francisco.
São haitianos, angolanos, congoleses, nigerianos, dentre outras nacionalidades, que deixaram o país de origem por conta de dificuldades, como por exemplo o terremoto que assolou o Haiti, em 2010, e os conflitos no continente africano, e vieram em busca de nova oportunidade no Brasil. Suas histórias são verdadeiras lições de superação e de resiliência, daí o nome da peça teatral.
Resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, encontrando condições para enfrentar e superar as dificuldades. É uma palavra latina que significa voltar ao estado normal.
Os Espaços Socioambientais da CPTM têm por objetivo promover ações de educação ambiental e qualidade de vida para os moradores do entorno das obras, como por exemplo a obra de implantação da Linha 13-Jade, que ligará a capital paulista ao maior aeroporto da América do Sul.  
O espetáculo teatral já foi apresentado nas ruas da comunidade do Jardim São Francisco. Tem como intuito a valorização da cultura das diversas nacionalidades que habitam a região, a quebra do preconceito com os imigrantes e a aproximação com a população local, promovendo a inserção dos mesmos na sociedade.
Apresentações:
Espetáculo Resiliência
Edifício Cidade IV – 5° andar, na rua Boa Vista
Data: terça-feira, 18/10
Horário: às 11h e às 15h

Fonte CPTM Notícias

bedo1

Anúncios

Autor:

Poetisa da vida, Leitora por vontade, Ferroviária por destino, Rabiscadora de Cadernos, Apaixonada por Livros, pelos amigos, pela vida e filosóficamente dramática :) - Jundiaí - SP - Brasil ! #APOIOAUTORESNACIONAIS

Um comentário em “#BEDO || MEMÓRIAS DA RESISTÊNCIA: NOVOS IMIGRANTES SÃO TEMA DE PEÇA TEATRAL NA CPTM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s