Publicado em Mural, Notícias, Repost, Textos

[ARTIGO][REPOST] LUGAR DE MULHER

Olá, leitores!!!

Eu amei esse artigo que li na fanpage da marca “Quem disse, Berenice?”. Recomendo !!!


Clara Averbuck, escritora e uma das autoras do site Lugar de claraMulher, já ouviu que o mercado literário não era pra ela ou pra qualquer outra mulher, e respondeu com um lindo: “quem disse?”.

Clara contou pra gente que escreve desde sempre:

“quando eu era criança, meu pai criou a ‘secretaria de cultura da casa’. eu não tinha mesada, então quando eu queria alguma coisa material, eu precisava escrever um texto e entregar pra ele pra ganhar o que eu queria.”

Já adolescente, publicou seu primeiro livro, “máquina de pinball”, e desde então nunca mais parou. ainda bem! 

É um fato que a literatura brasileira é dominada por homens – eles são mais de 70%, segundo uma pesquisa da UnB. mas, pra piorar a situação, Clara conta que as editoras dão uma forçada na apresentação dos livros escritos por mulheres, e que ela mesma já passou por situações assim: “se você vê uma capa cor-de-rosa e cheia de borboletas, você vai pensar: ‘é livro de mulher!’. elas querem que a gente fique confinada a uma tal de ‘literatura feminina’. É uma coisa mais delicada, ‘água com açúcar’. mas aí, por exemplo, o John Green escreve um livro nesse estilo e ninguém chama de literatura feminina. é uma coisa que não deveria ser divida por gênero, né?”. A gente super concorda!

Quando o assunto são os papéis de gênero, Clara propõe uma reflexão: “É engraçado que o que é visto como feminino é também visto como bobo. Mas, só quando é feito por mulher. Quando um homem faz uma coisa mais sensível, as pessoas pensam: ‘nossa, que homem sensível, ele compreende as mulheres!’. Por que ‘ser mulherzinha’ é sinônimo de fraqueza e ‘ser macho’ é sinônimo de coragem?”, completa.

Paras as mulheres que pensam em ser escritoras, mas não sabem como começar, Clara dá uma dica simples, mas valiosa: “Escreve. Porque o que eu vejo muito em mulher é que elas nem começam a escrever por achar que farão besteira. Elas têm vergonha delas mesmas, e acabam se podando. Vai e faz, você não precisa mostrar pra ninguém. Mostre quando estiver segura. Mas primeiro tem que fazer o exercício, porque escrever é um exercício também”.

‪#‎ficadica‬: nos meses de outubro e novembro, Clara vai dar algumas oficinas de escrita criativa pra mulheres. Se você pensa em riscar esse não e também viver de escrever, que tal dar uma olhadinha, hein?

Fonte: Fanpage Quem disse, Berenice? Acesso em 14 de outubro de 2015.

Anúncios

Autor:

Poetisa da vida, Leitora por vontade, Ferroviária por destino, Rabiscadora de Cadernos, Apaixonada por Livros, pelos amigos, pela vida e filosóficamente dramática :) - Jundiaí - SP - Brasil ! #APOIOAUTORESNACIONAIS

3 comentários em “[ARTIGO][REPOST] LUGAR DE MULHER

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s